Ao inicio da madrugada de hoje, um Guarda-Nocturno de Lagos detectou dois indivíduos que tinham acabado de partir o vidro de uma porta do Mercado da Avenida, tendo retido os mesmos até à chegada da PSP que tomou conta da ocorrência.
O Guarda-Nocturno exerce uma actividade Para-Policial, sendo um agente encarregue de um Serviço Público, no exercício da actividade subsidiaria e complementar da actividade das forças e serviços de segurança do Estado, revestido de poder de autoridade inerente ao serviço público que desempenha.
sábado, 21 de maio de 2011
domingo, 8 de maio de 2011
Tentativa de furto e recuperação de objecto furtado
Na madrugada de hoje, um Guardas-Nocturno de Lagos detectou um individuo referenciado por furtos a rondar uma obra nas imediações da Marina, o que levou o Guarda-Nocturno a entrar no recinto da obra e detectar vários cabos eléctricos já cortados e enrolados, e escondido na vegetação material de corte que serviu para cortar os cabos, não tendo assim sido consumado o furto, tendo o suspeito colocado-se em fuga. A PSP deslocou-se ao local e apreendeu o material de corte e foram devolvidos os cabos a um empregado da obra. Mais tarde e na zona de vegetação para a qual o suspeito fugiu, o Guarda-Nocturno detectou um cabine telefónica arrombada e escondida no meio da vegetação.
Interceptados, reagem em vão à identificação
Pelas 04;50 horas de hoje, quando, na folga do Guarda-Nocturno da área e em sua substituição, patrulhava o Centro Empresarial e Industrial de Loulé, o Guarda-Nocturno de Almancil, Rúben Martins, apercebeu-se da movimentação estranha de uma viatura Volkswagen Passat, entrando em modo furtivo no areal, junto às instalações da empresa 2 R – Desportos Motorizados e de uma retroescavadora aí posicionada.
Ao entrar no areal para verificar a situação, o Guarda-Nocturno Martins viu que a viatura se punha em movimento para abandonar o local, pelo que solicitou via rádio de imediato o piquete da GNR e imobilizou o veículo, para a abordagem dos seus ocupantes.
Os suspeitos, dois indivíduos de nacionalidade ucraniana ( um na faixa etária dos 30 anos e o outro na dos 50 anos ) procuraram em vão abandonar a viatura, tendo o Guarda-Nocturno, por motivos de segurança, controlado o condutor na saída da mesma e intimado o seu acompanhante para se manter no lugar, sem movimentações duvidosas quanto às suas intenções.
A existência na mala da viatura de oito jerricans vazios e de um alicate de cortar ferro entre outros materiais, corroborou as dúvidas iniciais, situação que foi avaliada no mesmo sentido pelos militares que prontamente se deslocaram ao local.
Quando o piquete procurava algemar os suspeitos para condução dos mesmos em segurança na viatura policial, o indivíduo mais jovem reagiu à algemagem tentando violentamente agredir o militar o que despoletou igual reacção do seu companheiro.
Só a acção imediata e concertada entre os militares e o Guarda-Nocturno Martins e o uso da força necessária para o efeito, garantiu os procedimentos de segurança e o transporte dos suspeitos.
Vinham de Olhão, foram interceptados e identificados
Algum tempo depois, cerca das 02;00 horas, quando patrulhava a Zona Nascente do Centro Empresarial de Loulé, o Guarda-Nocturno da área, José Medeiros apercebeu-se de que uma viatura Volkswagen Golf, de cor preta e com dois indivíduos a bordo, circulava em modo furtivo junto às instalações e às viaturas da empresa CME.
O condutor da viatura suspeita acelerou a mesma, procurando abandonar rapidamente a área, o que não conseguiu, tendo o veículo sido imobilizado junto às instalações da Electro Loulé.
Na abordagem que se seguiu pelo Guarda-Nocturno Medeiros, apoiado de imediato pelo Guarda-Nocturno de Almancil, Rúben Martins, os dois suspeitos, ambos residentes em Olhão ( um jovem com 21 anos de nacionalidade ucraniana e o seu padrasto, um indivíduo português na faixa etária dos 50 anos ), foram retidos no exterior da viatura até à chegada do piquete da GNR de Loulé, solicitado via rádio.
Os suspeitos transportavam seis jerricans ( um atrás dos bancos e os outros cinco na mala ), uma mangueira com mecanismo de sucção e uma mala pequena com diversas ferramentas de corte.
Negando sempre qualquer intenção ilícita apesar de não justificarem a posse dos materiais acima descritos, os suspeitos foram conduzidos pelos militares ao Posto da GNR, onde foram posteriormente identificados e os materiais fotografados.
Subscrever:
Mensagens (Atom)