sábado, 23 de abril de 2011

Joalharia limpa num minuto

A preparação do golpe demorou mais tempo do que o assalto. A concretização do roubo não demorou mais de um minuto. Foi o tempo necessário para os ladrões causarem um prejuízo de 50 mil euros à joalharia Ramos, em Faro, na madrugada de ontem.

Foi por volta das 04h30 que o guarda--nocturno que percorria a rua de Santo António reparou que, numa lateral, a rua Vasco da Gama, dois canteiros com arbustos estavam fora do sítio. Tinham sido colocados junto à montra da joalharia Ramos.

Quando se aproximou, reparou que o estore de ferro da loja tinha sido cortado. O vidro com as jóias estava à vista. Chamou a PSP, que chegou pouco tempo depois. Os polícias inspeccionaram o local e, não vendo ninguém na zona, acabaram por se ir embora. "Disseram que tinham outras ocorrências", afirma José Ramos, proprietário da joalharia, que lamenta não ter sido "logo avisado".

O telemóvel tocou, mas só às 05h00, já o assalto tinha sido concretizado. O alarme disparou, mas quando a PSP chegou já não havia sinal dos ladrões. "Disseram-me que eles não estiveram lá dentro mais de um minuto", conta José Ramos. "Entraram, foram partindo as montras que viam e iam tirando as jóias", acrescenta.

Ao todo, "num cálculo por alto", o proprietário da joalharia estima que foram furtados "cerca de 50 mil euros em jóias". Muitas não estavam cobertas por seguro, reconhece José Ramos, lembrando que ainda tem de contabilizar a despesa com os vidros partidos da porta e montras e o estore de metal. A PSP tomou conta da ocorrência, mas a investigação passou para a PJ.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Estamos a assistir ao renascer da actividade de Guarda-Nocturno

Faro/Segurança
Macário Correia quer mais guardas nocturnos
21 | 04 | 2011 13.23H

A cidade de Faro tem apenas dois guardas noturnos e para reforçar a segurança no concelho a autarquia quer lançar concurso público para aumentar o efetivo de guardas, disse hoje à Lusa Macário Correia.

Destak/Lusa | destak@destak.pt
“Temos dois guardas noturnos a trabalhar na baixa de Faro, mas a ideia é alargar a outras zonas, nomeadamente S. Luís, mercado municipal e na freguesia de Montenegro”, disse Macário Correia, em entrevista à Lusa, referindo que o aumento do efetivo tem sido sugerido pela “PSP, GNR e juntas de freguesia de Faro”, no Conselho Municipal de Segurança.

Na Assembleia Municipal de Faro, na quarta-feira, o projeto de regulamento do exercício da atividade de guarda noturno no município de Faro está na ordem de trabalhos e irá permitir arrancar “nas próximas semanas” com o concurso público, adiantou o autarca.

“O aumento do efetivo de guardas noturnos tem por objetivo reforçar a segurança no concelho farense e lutar pela diminuição da criminalidade”, explicou Macário Correia.

O reajuste na atividade dos guardas noturnos – uma competência que passou há sete anos para os municípios - vai também permitir que sejam criados postos de trabalho.

“É mais meia dúzia de pessoas que pode vir a ter uma atividade profissinal e com isso, muitos deles desempregados porventura, poderão ter aí uma ocupação”, observou Macário Correia, referindo, todavia, que “não é guarda noturno quem quer, é preciso uma seleção e reunir todos os pormenores de aptidão”.

O concurso abre nas semanas seguintes à Assembleia Municipal de quarta-feira.

Em: Destak

Nota da ASPGN:
Felizmente existe quem nos ouça e aposte no que propomos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Danos em montra

Na madrugada de hoje, um Guarda-Nocturno de Lagos detectou um grupo de indivíduos que tinha acabado de partir a montra de uma loja situada no centro da cidade, que se colocaram em fuga ao aperceberem-se da presença do Guarda.
Após perseguição, o Guarda-Nocturno conseguiu interceptar um dos indivíduos, retendo-o até à chegada da PSP, que prontamente se deslocou ao local.

domingo, 10 de abril de 2011

Furto de gasóleo com tentativa de atropelamento e fuga

Pelas 23;35 horas, quando patrulhava a Zona Poente do Centro Empresarial de Loulé, o Guarda-Nocturno Rúben Martins verificou que na Zona Nascente, em obras, se encontrava uma viatura de mercadorias junto às máquinas retroescavadoras.


À sua rápida aproximação para se inteirar do que se passava, apercebeu-se que a viatura, uma carrinha Citroên Jumper, de cor branca, tinha a bordo, além do condutor mais um ocupante e que um terceiro indivíduo, proveniente da área das máquinas, se preparava rapidamente para entrar na cabine com o que parecia ser um jerrican.

Quando o Guarda-Nocturno já apeado o tentava impedir, tal já não foi possível e o condutor da viatura suspeita, já em movimento, tentou o atropelamento, obrigando-o a saltar para o evitar.

Seguindo de imediato no encalço dos fugitivos que tentaram várias vezes abalroar a sua viatura, quando procurava ultrapassá-los, o Guarda-Nocturno estabeleceu e manteve-se em contacto telefónico com a Central da GNR de Loulé, dando a matrícula do veículo em fuga e indicando permanentemente a sua posição geográfica.

Já à saída da A22, em Faro – Centro, momento em que os suspeitos prosseguiram em direcção a Salema e não se tornando tecnicamente possível uma intercepção em segurança, o Guarda-Nocturno informou a Central da GNR que regressava ao local da ocorrência.

Aí, após inspecção das máquinas verifiou que junto das mesmas e ao lado de um camião de marca IVECO, pertencente à empresa das máquinas, estava uma mancha de gasóleo, uma mangueira e um jerrican de cor azul cheio de gasóleo ( aproximadamente 25/ 30 litros ).

Contactada novamente a Central da GNR de Loulé, foi solicitada a viatura policial a quem foi entregue, cerca das 00;20 horas, os objectos acima descritos e reiniciado o giro normal.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Agradecimento à Exma. Governadora Civil de Faro Dra. Isilda Gomes

Agradecemos à Exma. Governadora Civil de Faro Dra. Isilda Gomes, a rapidez e empenho em responder a alguns pedidos feitos pela Direcção da ASPGN-Associação Sócio-Profissional dos Guardas-Nocturnos, na reunião do dia 5 de Abril.
No dia de hoje, a Exma. Governadora Civil de Faro Dra. Isilda Gomes, contactou com o Vice-Presidente José Santos, ao qual informou que tinha conseguido que fosse protocolado com o Autódromo Internacional do Algarve, uma redução de 50% nos cursos de condução defensiva e avançada, passando assim os Guardas-Nocturnos a usufruir do mesmo protocolo que as forças de segurança, ficando o mesmo a custar cerca de 250€, ao que esta Associação contactou com o Hotel da Belavista, situado na Praia da Luz, que fará um desconto aos nossos associados que necessitem de estadia para poderem frequentar a formação.
No âmbito da Protecção Civil, e afim de podermos assegurar um bom apoio à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), cuja colaboração está prevista na lei habilitante dos Guardas-Nocturnos, a Exma. Governadora Civil de Faro Dra. Isilda Gomes, informou que iríamos ser incluídos nos planos de formação da ANPC, no moldes a acordar com o Exmo. Comandante Operacional Distrital  de Operações de Socorro de Faro.
Tal apoio mostra-se fundamental para que os profissionais possam cada vez mais, poder apoiar os cidadãos que necessitem de auxilio, sendo as formações mencionadas essenciais para o efeito.
 A intervenção da  Exma. Governadora Civil de Faro Dra. Isilda Gomes, revela uma preocupação evidente no que concerne à actividade de Guarda-Nocturno, bem como com a segurança da população, pois as formações mencionadas permitirão um socorro mais eficaz à população, e com menores riscos para os Guardas-Nocturnos.