quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Resgatados oito carros furtados

Sem baixar os braços depois de ter ficado sem oito automóveis numa noite, num prejuízo avaliado em quase 120 mil euros, o proprietário de um stand percorreu vários locais do Algarve e Sul de Espanha para conseguir localizar os carros furtados. E conseguiu.

O último, um Audi A3, foi recuperado por uma equipa de guardas-nocturnos, na noite da passagem de ano, na Quinta do Romão, em Quarteira. A mesma equipa, que faz diariamente patrulha em Quarteira, Vilamoura e Loulé, já tinha recuperado, no mesmo bairro, há poucas semanas, uma Nissan Navara, também furtada do stand localizado na saída de Olhão, junto à EN125.

O assalto aconteceu na noite de 3 de Dezembro. "Desde essa altura, com a ajuda de várias pessoas, fiz de tudo para localizar os carros. Até fui a Algeciras, por pensar que pudessem ser transportados para outro país", recordou ao CM o proprietário, Carlos Pereira.

Logo nos dias seguintes ao assalto, Carlos Pereira espalhou uma lista dos automóveis por vários locais. Após vários esforços, conseguiu localizou dois carros em São Brás de Alportel, um em Almancil, dois em Quelfes e um em Salir. O último foi na noite da passagem de ano.

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Loulé acredita que os carros foram usados em actos criminosos e está a investigar. 


Nota:

De referir que as matriculas foram comunicadas pelos Guardas-Nocturnos de Loulé e Almancil aos Guardas-Nocturnos de Quarteira, tendo estes recuperado as viaturas mencionadas na reportagem.

A excelente comunicação existente entre os Guardas-Nocturnos, que se prolongou aos Guardas-Nocturnos de Lagos, permitiu a recuperação destas duas viaturas.

Agradecemos igualmente o interesse jornalístico dado á nossa actividade, que em muito contribui para a divulgação da mesma em prol da Segurança Pública.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Guardas-noturnos: «Passagem de ano acaba por ser pior em termos de segurança»

“As passagens de ano acabam às vezes por ser piores que o Natal para o trabalho dos guardas-noturnos, devido ao excesso de consumo de bebidas alcoólicas e ao facto de essa noite atrair muita gente de fora em animação”, disse ao barlavento.online o guarda-noturno Carlos Tendeiro.
Ao contrário do que tem sucedido no Algarve durante as noites de Natal, em que ainda nenhum episódio o marcou na sua profissão, a passagem de ano parece ser mais complicada.

“Estou em Lagos há oito anos e lembro-me de que não tenho tido problemas nas noites de Natal. Sei que no ano anterior à minha entrada chegou a haver dois assaltos, ainda não existiam guardas-noturnos nessas áreas. Felizmente, Lagos é, por enquanto, uma cidade segura”, observa Carlos Tendeiro.

Para este guarda-noturno, a noite de Natal “acaba por ser, ao fim e ao cabo, quase como as outras. Só que há muito menos movimento na cidade. E se houver movimento é por volta da 1 hora da madrugada quando entramos ao serviço, pois é nessa altura que as pessoas saem das casas dos seus familiares para regressarem às suas residências. Vê-se, geralmente, depois, um acumular de lixo das prendas”, conta.

Filho de um guarda-noturno, em Leiria, onde despertou para esta profissão, Carlos Tendeiro recorda que, há nove anos, naquela cidade, onde foi passar a quadra festiva com o pai, “colegas nossos apanharam em flagrante delito numa noite de Natal os dois indivíduos que, por hábito, vandalizavam por noite de dez a vinte carros, partindo vidros, embora nada levassem. Era só para destruir”.

“Conseguiu-se parar com essa onda de vandalismo”, frisa.
31 de Dezembro de 2010 | 09:37
josé manuel oliveira
 

Oitavo carro furtado de stand de Olhão foi recuperado por guardas-noturnos em Quarteira

Um veículo da marca «Audi A3», que tinha sido furtado, em Novembro de 2010, de um «stand» de Olhão, juntamente com mais sete viaturas, foi recuperado, no sábado, cerca das 5h40, em Quarteira (Loulé), por dois guardas-noturnos.

O carro estava num parque de estacionamento da urbanização Quinta do Romão, naquela cidade, tal como sucedeu com uma viatura «Strakar», também ali encontrada recentemente, após ter sido furtada.

A Polícia Judiciária está a proceder a investigações, uma vez que o veículo agora recuperado tem matrícula falsa.

Em: Barlavento online 

sábado, 1 de janeiro de 2011

Viatura furtada recuperada por Guardas-Nocturnos de Quarteira

Ao fim da madrugada de hoje, os Guardas-Nocturnos de Quarteira recuperaram uma viatura que havia sido furtada num Stand de Olhão no inicio de Novembro.
A viatura recuperada era um Audi A3 e fazia parte de um conjunto de 8 viaturas furtadas, tendo sido igualmente recuperada pelos mesmos Guardas uma Strakar em inicio de Dezembro.